Dia dos Pais: dicas e receitas para preparar um churrasco delicioso!

É comprovado: brasileiro ama um churrasco! 🥩

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, a maior paixão dos brasileiros é o futebol (77%). Em segundo lugar, aparece o churrasco (35%), seguida de cerveja (30%), carnaval (22%) e praia (13%).

E, certamente o seu paizão também está nessa lista! Por isso, que tal neste Dia dos Pais, você ser mestre churrasqueiro da sua casa e surpreender  a todos com as várias dicas de como preparar um dia inesquecível?

Lembrando que a comemoração deve ser apenas em família, com um número reduzido de pessoas e respeitando todos os protocolos de saúde

 

Para que o seu churrasco saia perfeito, existem algumas dicas na hora de planejar e preparar. Confira e aproveite. Mas antes, vamos conhecer a história do churrasco brasileiro! 🍖🍖🍖

Conheça a história do churrasco brasileiro

Pode até parecer mentira, mas o churrasco nem sempre foi tão popular no País. Ele chegou por aqui no século XVII, com os tropeiros que transportavam gados pelos pastos e, de vez em quando, transformava um deles em jantar. Para isso, faziam um buraco no chão com fogo e enfiavam uma boa estaca de madeira, onde podiam deixar a carne temperada com sal assando.

Antes disso, os índios brasileiros já usavam fogo para grelhar e defumar, porque sabiam que a comida cozida era saborosa e fácil de digerir. 

Assim, o churrasco foi se espalhando e ganhando suas versões, no fogo de chão, na churrasqueira, em peça, no espetinho…

Mas o que pode ser considerado churrasco? Hoje, segundo a enciclopédia Oxford de comida é um método de preparar carne lentamente sobre brasa.

🚨Dicas para preparar um bom churrasco:🚨

1-Acerte na quantidade e nos tipos de cortes

Para não errar na escolha, separamos alguns cortes mais populares: Picanha , Chorizo, Ancho, Costela, Fraldinha, Baby Beef, Flat Iron, Maminha, Frango, Miolo de alcatra, Contrafilé, Costela de boi, Linguiça e por aí vai!

Mas e quantidade por pessoa? Considere sempre a média de 300g de carne por pessoa, e inclua os acompanhamentos (Pão de Alho, Farofa, Vinagrete e Queijo Coalho). Assim, você não terá desperdício e atenderá a todos.

2- Não tempere apenas com sal grosso

O sal grosso é o principal tempero utilizado nos churrascos brasileiros. Entretanto, é possível ousar um pouco mais e explorar outros temperos. 

Nas peças de fraldinha, por exemplo, o sal pode ser combinado com o tomilho, com azeite de oliva ou até mesmo com a manteiga para deixá-la mais saborosa.

Pode ser interessante também misturar o sal grosso com um pouco de ervas secas – como sal de aipo, alho e ervas – para dar mais sabor à sua carne.

3- Não é só de carne que se faz um churrasco

As carnes sempre são servidas acompanhadas de farinha, farofa, arroz, pães e batatas. A salada de folhas também é um excelente acompanhamento para suas carnes. Escolha folhas com sabor mais forte e picante, como o agrião e a rúcula. 

Não esqueça também do vinagrete, mas além dele, invista em chimichurri, obrigatório nos churrascos argentinos e uruguaios. Confira a receita: 

Chimichurri

Ingredientes

🍽1 punhado grande de folhas de salsinha;

🍽1 maço pequeno de ervas frescas variadas, picadas;

🍽1 dente de alho picado;

🍽1 colher (sopa) de pimenta dedo-de-moça picada, sem as sementes;

🍽Azeite extra virgem a gosto;

🍽3 colheres (sopa) de vinagre de maçã;

🍽Sal a gosto.

Como fazer

Misture bem todos os ingredientes secos, acrescente o azeite, adicione o vinagre e sirva.

4- Fique atento ao ponto da carne

Essa é a parte que exige mais atenção. Porém, com um pouco de prática, se aprende rapidamente. Existem cinco pontos para o preparo de carnes: 

👉Mal passada;

👉 Do ponto para mal;

👉 Ao ponto;

👉Do ponto para bem;

👉 Bem passada. 

O ideal é que ela esteja rosada por dentro.

5- Use a técnica certa para assar as peças

O segredo do sucesso ao fazer um churrasco é saber explorar bem as técnicas de grelha das carnes. Dessa forma, é possível garantir a maciez, suculência e sabor das peças.

De maneira geral, é ideal colocar as carnes bem próximas da brasa do carvão por um período bem curto – de 5 a 15 minutos. Assim elas vão selar a superfície e evitar que seu interior resseque durante o preparo. Para quem gosta de uma carne mal passada, este inclusive pode ser o ponto ideal de alguns cortes.

Para carnes mais grossas ou mais bem passadas, é necessário transferir as peças seladas para um espaço na grelha mais distante do fogo. Assim ela vai grelhar de maneira homogênea.

6-Sobremesa para o churrasco

Churrasco bom, tem que ter sobremesa. Confira as melhores alternativas:

Abacaxi grelhado

Muito simples de fazer, mas tem um resultado surpreendente: além de ser saboroso, ele ajuda o estômago e o intestino na digestão de alimentos, devido às suas propriedades ácidas. Essa opção pode ser servida com sorvete ou canela.

Pavê

O pavê é um doce leve e gostoso, você também pode dar um toque tropical ao pavê adicionando frutas que vão combinar com o creme e o biscoito. As melhores alternativas são abacaxi ou pêssego. 

Gostou das dicas? Não esqueça de comprar todos os itens do churrasco aqui na Casa Lopes. Aqui você encontra: churrasqueirastábuas e muito mais. 

Desejamos a todos um feliz Dia dos Pais. 

Cadastre-se e receba ofertas exclusivas

Veja também

Categorias

Espere

Cadastre-se para receber novidades e promoções exclusivas.

Abrir conversa
Olá, qual sua dúvida?