Dia dos Pais: dicas e receitas para preparar um churrasco delicioso!

√Č comprovado: brasileiro ama um churrasco! ūü•©

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, a maior paixão dos brasileiros é o futebol (77%). Em segundo lugar, aparece o churrasco (35%), seguida de cerveja (30%), carnaval (22%) e praia (13%).

E, certamente o seu paizão também está nessa lista! Por isso, que tal neste Dia dos Pais, você ser mestre churrasqueiro da sua casa e surpreender  a todos com as várias dicas de como preparar um dia inesquecível?

Lembrando que a comemora√ß√£o deve ser apenas em fam√≠lia, com um n√ļmero reduzido de pessoas e respeitando todos os protocolos de sa√ļde.¬†

Dia dos Pais: dicas e receitas para preparar um churrasco delicioso!

Para que o seu churrasco saia perfeito, existem algumas dicas na hora de planejar e preparar. Confira e aproveite. Mas antes, vamos conhecer a hist√≥ria do churrasco brasileiro! ūüćĖūüćĖūüćĖ

Conheça a história do churrasco brasileiro

Pode até parecer mentira, mas o churrasco nem sempre foi tão popular no País. Ele chegou por aqui no século XVII, com os tropeiros que transportavam gados pelos pastos e, de vez em quando, transformava um deles em jantar. Para isso, faziam um buraco no chão com fogo e enfiavam uma boa estaca de madeira, onde podiam deixar a carne temperada com sal assando.

Antes disso, os índios brasileiros já usavam fogo para grelhar e defumar, porque sabiam que a comida cozida era saborosa e fácil de digerir. 

Assim, o churrasco foi se espalhando e ganhando suas vers√Ķes, no fogo de ch√£o, na churrasqueira, em pe√ßa, no espetinho‚Ķ

Mas o que pode ser considerado churrasco? Hoje, segundo a enciclopédia Oxford de comida é um método de preparar carne lentamente sobre brasa.

ūüö®Dicas para preparar um bom churrasco:ūüö®

1-Acerte na quantidade e nos tipos de cortes

Dia dos Pais: dicas e receitas para preparar um churrasco delicioso!

Para não errar na escolha, separamos alguns cortes mais populares: Picanha , Chorizo, Ancho, Costela, Fraldinha, Baby Beef, Flat Iron, Maminha, Frango, Miolo de alcatra, Contrafilé, Costela de boi, Linguiça e por aí vai!

Mas e quantidade por pessoa? Considere sempre a média de 300g de carne por pessoa, e inclua os acompanhamentos (Pão de Alho, Farofa, Vinagrete e Queijo Coalho). Assim, você não terá desperdício e atenderá a todos.

2- N√£o tempere apenas com sal grosso

O sal grosso é o principal tempero utilizado nos churrascos brasileiros. Entretanto, é possível ousar um pouco mais e explorar outros temperos. 

Nas peças de fraldinha, por exemplo, o sal pode ser combinado com o tomilho, com azeite de oliva ou até mesmo com a manteiga para deixá-la mais saborosa.

Pode ser interessante tamb√©m misturar o sal grosso com um pouco de ervas secas ‚Äď como sal de aipo, alho e ervas ‚Äď para dar mais sabor √† sua carne.

3- Não é só de carne que se faz um churrasco

Dia dos Pais: dicas e receitas para preparar um churrasco delicioso!

As carnes sempre s√£o servidas acompanhadas de farinha, farofa, arroz, p√£es e batatas. A salada de folhas tamb√©m √© um excelente acompanhamento para suas carnes. Escolha folhas com sabor mais forte e picante, como o agri√£o e a r√ļcula.¬†

Não esqueça também do vinagrete, mas além dele, invista em chimichurri, obrigatório nos churrascos argentinos e uruguaios. Confira a receita: 

Chimichurri

Ingredientes

ūüćĹ1 punhado grande de folhas de salsinha;

ūüćĹ1 ma√ßo pequeno de ervas frescas variadas, picadas;

ūüćĹ1 dente de alho picado;

ūüćĹ1 colher (sopa) de pimenta dedo-de-mo√ßa picada, sem as sementes;

ūüćĹAzeite extra virgem a gosto;

ūüćĹ3 colheres (sopa) de vinagre de ma√ß√£;

ūüćĹSal a gosto.

Como fazer

Misture bem todos os ingredientes secos, acrescente o azeite, adicione o vinagre e sirva.

4- Fique atento ao ponto da carne

Dia dos Pais: dicas e receitas para preparar um churrasco delicioso!

Essa é a parte que exige mais atenção. Porém, com um pouco de prática, se aprende rapidamente. Existem cinco pontos para o preparo de carnes: 

ūüĎČMal passada;

ūüĎČ Do ponto para mal;

ūüĎČ Ao ponto;

ūüĎČDo ponto para bem;

ūüĎČ Bem passada.¬†

O ideal é que ela esteja rosada por dentro.

5- Use a técnica certa para assar as peças

O segredo do sucesso ao fazer um churrasco é saber explorar bem as técnicas de grelha das carnes. Dessa forma, é possível garantir a maciez, suculência e sabor das peças.

De maneira geral, √© ideal colocar as carnes bem pr√≥ximas da brasa do carv√£o por um per√≠odo bem curto ‚Äď de 5 a 15 minutos. Assim elas v√£o selar a superf√≠cie e evitar que seu interior resseque durante o preparo. Para quem gosta de uma carne mal passada, este inclusive pode ser o ponto ideal de alguns cortes.

Para carnes mais grossas ou mais bem passadas, é necessário transferir as peças seladas para um espaço na grelha mais distante do fogo. Assim ela vai grelhar de maneira homogênea.

6-Sobremesa para o churrasco

Churrasco bom, tem que ter sobremesa. Confira as melhores alternativas:

Abacaxi grelhado

Muito simples de fazer, mas tem um resultado surpreendente: al√©m de ser saboroso, ele ajuda o est√īmago e o intestino na digest√£o de alimentos, devido √†s suas propriedades √°cidas. Essa op√ß√£o pode ser servida com sorvete ou canela.

Pavê

O pavê é um doce leve e gostoso, você também pode dar um toque tropical ao pavê adicionando frutas que vão combinar com o creme e o biscoito. As melhores alternativas são abacaxi ou pêssego. 

Gostou das dicas? Não esqueça de comprar todos os itens do churrasco aqui na Casa Lopes. Aqui você encontra: churrasqueiras,  tábuas e muito mais. 

Desejamos a todos um feliz Dia dos Pais. 

Cadastre-se e receba ofertas exclusivas

Veja também

Categorias

Espere

Cadastre-se para receber novidades e promo√ß√Ķes exclusivas.

Abrir conversa
Ol√°, qual sua d√ļvida?