Dia Nacional do Café: História e atualidade

Dia Nacional do Café

No dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café. A data é recente, tendo sido incluída no Calendário de Eventos do Brasil em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

A data foi criada para homenagear esse grão precioso que faz parte da história do nosso país, estando presente em todas as casas brasileiras até hoje.

Existe uma diferença entre o 24 de maio e o primeiro de outubro, quando se é comemorado o dia Internacional do café. O brasileiro tem uma relação única com o grão e a bebida, dessa forma uma data nacional representa essa importância. Vamos entender um pouco mais, nesse Dia Internacional do Café, sobre a história e a atualidade dessa bebida única.

Café e história

Dia Nacional do Café

O café já era consumido desde a Antiguidade, quando os habitantes da Etiópia, na África, passaram a conhecer a planta. Foi então que persas e árabes entraram em contato com esse hábito de consumo, passando o café a ser cultivado em várias partes do mundo. As primeiras mudas de café no Brasil foram plantadas em meados de 1720, na província do Pará.

As plantações cafeeiras foram de grande importância na economia brasileira. Foi a partir delas que a região sudeste começou a prosperar, principalmente o estado de São Paulo. O motivo do crescimento das plantações no nosso país está relacionado com o crescimento do consumo nos Estados Unidos e na Europa, grande parte da produção brasileira era exportada.

O lado ruim da história encontra-se na mão de obra. Os africanos escravizados laboravam no cultivo, colheita e beneficiamento do café. O transporte para o porto do Rio de Janeiro, de onde inicialmente era exportado, era feito no lombo das mulas.

A partir de 1837, o café tornou-se o principal produto de exportação do Brasil Império. Os grandes lucros decorrentes da exportação do café enriqueceram os grandes fazendeiros, os chamados “Barões do café”, e sustentaram financeiramente o Império brasileiro.

Café na atualidade

Dia Nacional do Café

Enquanto o café continuou sendo um produto importante para o Brasil durante quase todo o período imperial e início da república, outras atividades econômicas também ganharam força. Hoje em dia o café ainda é um importante produto no mercado nacional e internacional brasileiro.

Dentro do nosso país, o café clássico se tornou uma tradição. É comercializado em restaurantes, lanchonetes e padarias, principalmente em sua versão “café expresso”.

Por sua popularidade, se tornou a segunda bebida mais consumida no mundo todo, perdendo apenas para a água.

Benefícios da cafeína

Existem alguns benefícios que essa bebida tão querida nos entrega. Porém é importante ter cuidado, doses altas de cafeína não fazem bem para o organismo.

Alguns dos benefícios são:

Melhoria na concentração;

Ajuda a evitar depressão e mau humor;

O pó após ser utilizado pode servir de adubo.

Cafeteiras Casa Lopes

Agora que você conhece os benefícios da bebida e um pouco de sua história, que tal investir em uma cafeteira para aproveitar um cafezinho saboroso todos os dias?

Na Casa Lopes você encontra modelos como:

Cafeteira com Jarra Inox Black Decker

Cafeteira Gran Perfectta Thermo Arno

Cafeteira Britânia CP15 

Comemore o Dia Nacional do Café tomando essa bebida cheia de história e tradição!

Leia mais: Bar em casa: como montar, checklist de decoração e fotos inspiradoras.

Cadastre-se e receba ofertas exclusivas

Veja também

Categorias

Espere

Cadastre-se para receber novidades e promoções exclusivas.

Abrir conversa
Olá, qual sua dúvida?