Dicas de decoração de inverno para deixar sua casa mais quente

Dicas de decoração de inverno para deixar sua casa mais quente

A estação mudou e as temperaturas começaram a cair. Com a chegada do frio é comum procurar maneiras de se manter aquecido, seja nas vestimentas ou cobertores. Algo que pode ajudar a manter sua casa mais quente e aconchegante são os elementos que compõem sua decoração, pensando nisso, separamos para você algumas dicas de decoração de inverno para deixar sua casa mais quente.

Mantas em diversos ambientes

Uma boa forma de aquecer o lar é decorando salas de estar e ambientes confortáveis com mantas em sofás ou poltronas. Elas remetem ao conforto, ao descanso e combinam muito bem com o inverno, além de serem versáteis, combinando com qualquer estilo e podendo ser utilizadas em vários lugares: no sofá, na cama, sobre as poltronas e até na varanda.

Além de servirem para aquecer, as mantas podem acrescentar vida na sua decoração através de modelos estampados ou coloridos, principalmente em ambientes onde as cores são mais neutras. No quarto, você pode apostar em uma manta de cor complementar à da sua colcha, trazendo cor e vida para sua cama, tornando o espaço ainda mais convidativo e harmonioso.

Dicas de decoração de inverno para deixar sua casa mais quente

Aposte nas mantas de tricô ou crochê, estes materiais estão em alta e vão dar um toque artesanal à sua decoração, trazendo um ar mais despojado para o ambiente. Mas se o seu objetivo é acrescentar mais sofisticação, escolha tecidos mais finos, como o algodão, a malha e o jacquard. 

A manta que enfeita o seu sofá pode também virar cobertor na hora da pipoca. Mas, se você quer manter o sofá mais limpo e organizado, a dica é deixar uma coberta dobrada dentro de uma capa de almofada. Fica fácil de pegar durante o filme, e você mantém a sala bem arrumada.

Lâmpadas quentes

O calor do ambiente também pode ser definido pelo tipo de iluminação presente nele. Existem as lâmpadas de três tipos principais: branco frio, branco neutro e branco quente.

A que você deve priorizar no inverno é a branco quente, já que ela irradia um tom amarelado que combina melhor com as estações frias.

Algumas moradias já têm iluminações primárias e secundárias nas duas tonalidades e, nesse caso, é só ligar mais uma lâmpada do que a outra. Se esse não for o seu caso, você pode manter as lâmpadas principais, mas acrescentar alguns elementos no branco quente, como luminárias de piso, arandelas e abajures. Esses elementos podem, inclusive, criar uma iluminação alternativa, dando um ar acolhedor e romântico.

Essa cor de luz remete ao relaxamento e ao descanso, portanto, não é indicada para ambientes de serviço, já que nesse ambiente as pessoas precisam de atenção. Prefira utilizá-la nos quartos e nas salas de estar e jantar.

Velas decorativas

Dicas de decoração de inverno

As velas são artigos decorativos que podem dar aquele clima em momentos especiais. Elas ajudam a criar um ambiente romântico, envolvente e elegante. A luz emitida pelo fogo é mais suave e agradável que qualquer lâmpada, o que dá aquele efeito super aconchegante de meia luz.

Velas com perfume são ótimas para ambientes como quarto e lavabo. Experimente também o efeito relaxante das velas, curtindo um banho de banheira bem quentinho só com a luz do fogo.

O importante é cuidar da segurança. Utilize suportes seguros e tome cuidado com as chamas. Se você tem receio de causar um incêndio, pode apostar também em velas artificiais ou luzinhas. Elas não terão o mesmo calor, mas podem dar um efeito parecido na sua decoração.

Tapetes para todos os cômodos

Dicas de decoração de inverno

Os tapetes podem ser considerados um coringa na decoração de inverno. Eles trazem a sensação de conforto, decoram e ainda aquecem o ambiente. Se sua casa for de piso frio, como pedra ou porcelanato, eles são indispensáveis para o inverno. 

Os tapetes são peças muito versáteis, com variações infinitas de tecido, estampas e tamanhos. E vale usar em todos os cômodos da casa: no quarto, na sala, no escritório, corredores, na cozinha e até mesmo no banheiro.

Se você gosta de tapete felpudo, daqueles que te convidam a deitar e relaxar, a hora de utilizá-lo é agora. Se o piso da sua casa é todo branco e você quer trazer mais conforto, use um tapete de cor escura para ajudar a deixar o ambiente mais aconchegante.

 Para quem tem alergia à poeira, existem modelos de tapete de nylon, que são antialérgicos e fáceis de limpar. Também podem ser encontrados modelos próprios para áreas externas e para áreas molhadas, como banheiro e cozinha. Para a sala de jantar, escolha um modelo fácil de lavar, e evite as cores claras, já que é um ambiente propício para surgimento de manchas.

Por fim, escolha o tamanho certo do seu tapete. Isso vai depender do ambiente onde ele vai ficar: Na sala de estar, por exemplo, um modelo grande deve ter cerca de 30 cm embaixo dos móveis que compõe o cômodo. Na sala de jantar, ele deve ser aproximadamente 60 cm maior que a mesa, para ter bastante espaço para as cadeiras. Para o quarto de casal, ele pode ser usado ocupando todo o espaço embaixo e ao redor da cama.

Não economize nas ideias!

Dicas de decoração de inverno

Vários outros elementos podem trazer um ar aconchegante para seu ambiente durante as estações mais frias, como cores fortes e quentes ou almofadas quentinhas decorando seu sofá. O principal é que a decoração da sua casa fique de acordo com seu gosto e mantenha sua identidade.

Aquecer os ambientes pode ser uma realidade nova, mas o resultado de um ambiente aconchegante é um forte atrativo para buscar uma decoração específica para o clima mais gelado. 

Leia mais: Tendência de decoração: detalhes Rose Gold

Cadastre-se e receba ofertas exclusivas

Veja também

Categorias

Espere

Cadastre-se para receber novidades e promoções exclusivas.

Abrir conversa
Olá, qual sua dúvida?