Dicas de Decoração para apartamentos pequenos

Dicas de decoracao para apartamentos pequenos

Ter um espaço reduzido não deve ser um impedimento para quem quer um lar bem decorado. Porém, a decoração de apartamento pequeno deve ser adaptada para otimizar o ambiente disponível e deixá-lo funcional e agradável.

Para não acabar perdendo espaço na hora de decorar a sala de apartamento pequeno ou qualquer outro ambiente da sua casa, tenha atenção nos próximos tópicos:

  • Tire as medidas do apartamento para aproveitá-lo ao máximo;
  • Faça uma planta com essas medidas para conseguir visualizar como ficarão os móveis nos ambientes antes mesmo de comprá-los;
  • Garanta uma distância de pelo menos 60 centímetros entre os móveis para garantir a circulação nos ambientes.

Seguindo essas três recomendações “técnicas”, você consegue planejar melhor a decoração. Agora é investir em itens certeiros que farão a diferença na estética sem deixar de ser funcional. Confira algumas peças que você pode adquirir na Casa Lopes e as vantagens de utilizá-las:

  • Ganchos e cabides:  Além de auxiliar na organização da casa, é uma peça que pode decorar a maioria dos ambientes com estilo. Eles são itens importantes para quem não possuem muito espaço, já que ocupam um lugar mínimo nas paredes. Atualmente, existe uma variedade muito grande de formatos para diferentes funcionalidades, dos mais simples aos mais personalizados, com design moderno, cores e materiais diferenciados dando um toque especial na decoração de qualquer ambiente.
  • Organizadores: Aposte em organizadores para deixar seu apartamento mais arrumado. Ambientes organizados são mais agradáveis e aparentam serem maiores. Cestos, suportes, ganchinhos são todos muito bem-vindos e podem, ou não, ficar à mostra. Existem modelos que são encaixados por dentro das portas dos armários desafogando o ambiente de objetos.
  • Espelhos: Além de garantir a ampliação do espaço, o espelho nos cômodos é essencial para dar a personalidade desejada ao ambiente, abusando de diferentes formatos e molduras, como é o caso dos espelhos venezianos, iluminação e bisote, por exemplo. Não existem regras para estabelecer o uso de espelhos, mas seguem algumas sugestões para você se inspirar: Para ambientes mais carregados e coloridos, opte por espelhos sem molduras ou com molduras com cores e formas mais discretas;
  • Em ambientes limpos e sóbrios, opte pelos tons mais chamativos;
  • Ambientes com ar aconchegante pedem por molduras de madeira;
  • Para ambientes modernos e elegantes, prefira as molduras de metal;
  • Para soluções mais versáteis, prefira as molduras de plástico;
  • E para decorar cantinhos esquecidos da casa, como aparadores, opte pelas molduras rebuscadas, de ferro ou de madeira.
  • Nichos:  Eles estão em todos os lugares da casa: no hall de entrada, passando por sala, cozinha e até no banheiro. Guardam livros, expõem objetos decorativos e mantêm a casa em ordem. Podem estar sozinhos ou em uma estante. Os nichos são uma solução prática de armazenamento que ocupam pouco espaço e ainda auxiliam na decoração, sejam feitos de madeira, metal ou qualquer outro material que combinar com o seu estilo.
  • Banquetas: Por serem peças que não ocupam muito espaço, elas são perfeitas para todos os tipos de propostas e metragens, principalmente para quem deseja não comprometer a área livre para a circulação na cozinha ou em ambientes integrados.
  • Prateleiras: Assim como os nichos, as prateleiras não são apenas itens de decoração, mas se tornam imprescindíveis para quem precisa organizar vários itens em um local pequeno. Usando a criatividade, o espaço que falta no chão surge nas paredes. As prateleiras podem esconder toda a bagunça de caixas e peças largadas pelo chão e que podem incomodar a circulação no ambiente. Mesmo em um quarto pequeno, onde a cama toma praticamente todo o espaço, ainda existe a possibilidade de guardar diversos itens, decorando o ambiente.

Para finalizar, separamos algumas pequenas dicas que, apesar de breves, fazem toda a diferença:

  • Não coloque muitos quadros na parede, vai parecer que o espaço está todo ocupado, o que é péssimo para ambientes pequenos.
  • Evite tapetes muito grandes, eles vão usar muito espaço e também dificultam a limpeza e a manutenção.
  • Por fim, mantenha a casa sempre organizada, esse é o principal segredo para que todos se sintam bem no seu lar.

Agora que você já tem várias dicas de decoração e conhece algumas técnicas para organizar o ambiente e ampliar o espaço, é hora de você passar na Casa Lopes e conferir os itens para decorar e organizar seu lar!

Cadastre-se e receba ofertas exclusivas

Veja também

Categorias

Espere

Cadastre-se para receber novidades e promoções exclusivas.

Abrir conversa
Olá, qual sua dúvida?