Dicas para fazer um Fondue perfeito!

Dicas para fazer um Fondue perfeito!

Se você é do tipo que acha que o fondue serve apenas para os dias mais frios do ano está enganado. Afinal, ele é perfeito para qualquer estação. Isso porque, você pode acrescentar sorvetes dos mais variados sabores, brigadeiros gourmets e muito mais! Confira dicas para fazer um Fondue perfeito!

O melhor de tudo é que você pode fazer opções salgadas ou doces e aproveitar para reunir os amigos, fazer um date com o mozão ou comer maratonando uma série. 

Como e onde surgiu o Fondue? 

Dicas para fazer um Fondue perfeito!

O fondue é uma receita originalmente criada para ser uma mistura de dois tipos de queijos. 

Seu nome em francês vem do sentido de fundir ou derreter. O creme é homogêneo e grosso, servido à mesa com algum tipo de aquecimento. Seus acompanhamentos normalmente são pães, batatas e legumes.

Segundos relatos, essa delícia surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Naquela época o inverno era rigoroso e, como forma de reaproveitar os queijos, os moradores utilizavam o fondue como refeição principal. 

Apesar de ser muito gostoso, ele só ganhou destaque no ano de 1950, quando um grande chef de um restaurante famoso em Nova Iorque colocou a iguaria no cardápio, porém na versão em chocolate.  

A invenção foi patrocinada pela Toblerone, a deliciosa companhia de chocolates suíça. Ainda na França, temos a versão com carnes e especiarias que pode ser acompanhada com um delicioso vinho tinto. 

Como fazer um Fondue perfeito?

Se você prefere a receita doce, saiba que ele pode ser feito com chocolate ao leite, amargo ou branco – o que você preferir. 

As frutas são os acompanhamentos clássicos e perfeitos para esta delícia, mas você pode incrementar com ingredientes especiais, como Leite Ninho, Nutella, doce de leite e licor. 

Já a versão salgada pede queijos. Os mais utilizados são o Gruyère, o Emmental e o Gouda. Mas nada impede que você use carnes ou outros ingredientes. 

Como fazer Fondue de queijo?

Dicas para fazer um Fondue perfeito!

Já que citamos aqui, a origem do alimento, então não podemos deixar de compartilhar uma receita de dar água na boca, não é? 

Pegue papel e caneta e anota aí:

Ingredientes

  • 350 g de queijo gruyère;
  • 350 g de queijo emmental ralado sem casca;
  • 250 ml de vinho branco seco;
  • 1 colher (sopa) de maisena;
  • 2 dentes de alho descascado;
  • Pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.

Modo de preparo

 

Comece triturando um alho e acrescentando na panela. Após isso, dilua a maisena no vinho e leve-o para ferver na mesma panela com um dente de alho inteiro dentro dele, sempre mexendo. Assim, que ferver, continue mexendo por mais um minuto.

Então, reduza o fogo e acrescente o queijo gradualmente, sempre mexendo até todo o queijo derreter e ficar homogêneo. Logo, adicione a pimenta e a noz-moscada, misturando até incorporar e desligue o fogo. Retire o dente de alho inteiro da mistura e sirva em seguida, mantendo a mistura aquecida.

E para quem prefere o doce? 

Se você prefere a versão doce, também preparamos uma receita especial:

Ingredientes

  • 500 g de chocolate meio amargo picado;
  • 300ml de creme de leite fresco;
  • Frutas da sua preferência descascadas e picadas (sugestão: morango, uva, kiwi, abacaxi, banana).

Modo de preparo

Coloque o chocolate em uma panela e leve ao fogo em banho-maria até ele derreter. Então, diminua o fogo e acrescente o creme de leite, mexendo até que fique homogêneo e cremoso. 

Transfira-o para a panela de fondue, sempre mantendo a mistura aquecida. Pronto! Agora é só espetar as frutas com o garfo e mergulhar no chocolate.

E já que estamos no calor que tal uma receita bem gostosa com Nutella? 

FONDUE GELADO DE NUTELLA

Ingredientes:

  • 1 pote de Nutella;
  • 1 pote de iogurte natural;
  • 1 porção de frutas da estação, ou de sua preferência.

Misture a Nutella com o iogurte até que vire um creme bastante homogêneo. Deixe na geladeira por uns 30 minutos para ficar bem geladinho. Descasque e corte as frutas em pedaços, reservando em um pote. Pronto! Lembrando que você pode acrescentar sorvete que fica delicioso. 

Sirva seu fondue com estilo!

De nada adianta fazer uma sobremesa deliciosa se a apresentação não encher os olhos, por isso, procure usar potinhos diferentes e centralizar a panelinha do fondue para que todo mundo possa se deliciar. 

Em nosso site temos uma categoria especial de Fondue, confira só alguns modelos:

Conheça nossos produtos e faça seu pedido.

 

Cadastre-se e receba ofertas exclusivas

Veja também

Categorias

Espere

Cadastre-se para receber novidades e promoções exclusivas.

Abrir conversa
Olá, qual sua dúvida?