Prepare seu jardim para a primavera!

Prepare seu jardim para a primavera!

Prepare seu jardim para a primavera!Primavera! A época das flores está chegando. Esse é o momento em que muitas plantas começam a florescer, tornando o período bastante belo, colorido e perfumado. Prepare seu jardim para a primavera!

Para quem cultiva um jardim ou até mesmo algumas plantas em casa, na área externa ou até mesmo um jardim de inverno no interior da casa, a chegada da estação indica o período ideal para fazer alguns reparos no jardim! 

🌻 Porque as flores surgem na primavera? 🌻

A primavera é a época de muitas mudanças nas condições do clima e são justamente essas mudanças que favorecem o crescimento das plantas.

No inverno, elas economizam energia, investindo menos no crescimento e produção de folhas (em muitas plantas as folhas secam e só se renovam na primavera) e, muitas delas, passam este período em dormência. Além das baixas temperaturas, a menor umidade inibe o florescimento e a atividade dos agentes polinizadores. Portanto, a primavera é o período em que o clima favorece o florescimento, oferecendo também melhor solo e temperatura para o desenvolvimento da planta.

🌸 Prepare seu jardim para a primavera! 🌸

Prepare seu jardim para a primavera!

1- Prepare o solo

O solo deve ser renovado periodicamente para garantir o bem-estar do vegetal. Ao remover o solo é aconselhável aplicar uma camada generosa de terra vegetal e um composto orgânico, misturado com a terra local. 

Esse composto contém os principais macronutrientes que o solo necessita e pode ser encontrado facilmente em lojas de flores ou de produtos para jardinagem.

2- Adube o solo

Adubar corretamente o solo é um passo crucial para ter um jardim de sucesso, em qualquer estação.

3-Pode e limpe 

Em relação à poda, é preciso atenção para que ela não danifique ou maltrate a estrutura da copa da planta cultivada. No caso de haver muitos galhos é recomendável podar poucos, para não alterar a frutificação ou o florescimento da espécie. Essa técnica deve ser realizada para equilibrar a planta, remover galhos secos e manter as flores.

Um corte inadequado pode causar fissuras na casca e danos nas hastes, colocando a planta em risco de contrair doenças. 

4- Atenção na escolha das plantas para o seu  jardim 

Na hora de escolher a espécie de flor para o seu jardim, opte por aquelas naturalmente resistentes e nativas da região. Isso evita maiores problemas, por exemplo, com variações de temperatura e excesso de sol ou sombra.

5- Verifique as características de cada planta

Cada planta tem uma necessidade específica de água. O certo é que o ato de regar deve ser feito em intervalos regulares e, de preferência, com regadores que possuam ralo pequeno e furos finos. Na hora da irrigação é preciso também atingir o perfil do solo, sendo a camada exatamente abaixo da superfície.

🌼 Quais são as plantas mais indicadas para a primavera? 🌼

Cada categoria de planta ou flor está adaptada a um tipo de temperatura. Na primavera, é preciso de flores que resistem melhor ao calor. Confira algumas espécies que florescem na estação: Agapanto, ageratum, avenca, azálea, bromélia, buquê-de-noiva, cactos, calêndula, cravinas, crisântemo, dália-anã, deutzia, flor-de-mel, gérbera, girassol, gomphrena, hera, jasmim, lírio, margaridas, onze-horas, orquídea, petúnia, phlox, pomponete, rosa, sálvia, samambaia, tagetes, trepadeiras, tulipa, verbenas, violetas e zínias.

Gostou das dicas?

Para manter o jardim incrível, tenho todos os cuidados com a Jardinagem! A Casa Lopes quer contribuir com a beleza do seu jardim nesta primavera e está com um setor de jardinagem novo!

Conheça nossos produtos e faça seu pedido.

Cadastre-se e receba ofertas exclusivas

Veja também

Categorias

Espere

Cadastre-se para receber novidades e promoções exclusivas.

Abrir conversa
Olá, qual sua dúvida?