Como montar um jardim de suculentas!

como montar um jardim de suculentas

Muitas pessoas têm interesse em jardinagem, mas não sabem por onde começar. Podem não conhecer as plantas, clima necessário, horários de irrigação ou até mesmo quanto tempo de sol determinada planta necessita. 

Uma boa opção é começar pelas suculentas. São plantas de fácil manutenção que criam um ambiente lindo além de estarem na moda. Aqui vão algumas dicas de como montar um jardim de suculentas.

Primeiro passo: escolha as espécies

As suculentas podem ser encontradas nos mais diferentes formatos e tonalidades, afinal, existem na natureza mais de 2000 espécies.

Mas não escolha várias achando que é só plantar. É necessário ter o cuidado de escolher espécies que possuem cuidados semelhantes, já que vão compartilhar o mesmo solo. 

Não misture suculentas que preferem sombra com as que preferem sol, ou às que precisam de mais água com as que precisam de menos, tendo esses cuidados fica mais fácil a manutenção e os cuidados com seu jardim.

Exemplos de suculenta de sol pleno:

-Planta diamante

Como montar um jardim de suculentas

-Capuz de monge

Como montar um jardim de suculentas

-Agave

Como montar um jardim de suculentas

-Orelha de elefante

Como montar um jardim de suculentas

Exemplos de suculenta de sombra:

-Orelha de Shrek

Como montar um jardim de suculentas

-Haworthia

Como montar um jardim de suculentas

-Portulacaria

Como montar um jardim de suculentas

-Gasteria

Como montar um jardim de suculentas

Segundo passo: Prepare o solo

As suculentas não são exigentes quanto a terra, mas é legal oferecer uma mistura adubada e bem arejada. Para isso, misture uma porção de areia para cada porção de terra adubada.

Terceiro passo: Separe um recipiente 

Um jardim de suculentas pode ser montado nos mais variados recipientes, indo de uma xícara até um vaso inutilizado. A única obrigatoriedade é resistência à água! Não tente usar recipientes de papelão entre outros materiais que não podem ser molhados.

É interessante também que esse recipiente tenha uma boa drenagem, para que a suculenta não fique com excesso de água.

Quarto passo: no chão também pode!

 As suculentas são tão incríveis que ficam lindas plantadas diretamente no solo. Mas existem alguns cuidados. É preciso um espaço amplo que não impeça o crescimento da planta, também é importante escolher espécies que não se incomodam com sol e calor extremo, já que ela ficará exposta por um longo período de tempo.

Quinto passo: Decore do jeito que quiser

Deixe sua imaginação fluir, isso vai te mostrar como montar um jardim de suculentas é divertido! Decorar é uma das melhores partes.

Dicas finais:

Lembre-se de regar de acordo com a necessidade da espécie escolhida, como são plantas que não precisam de tanta água, é aconselhado utilizar um gotejador para não molhar demais o solo.

Não sabe quando é hora de regar? Para não correr riscos de regar demais ou de menos, a hora certa para uma nova rega é quando o solo está completamente seco. Basta encostar na terra e descobrir se é a hora correta. 

Em dias quentes é aconselhado regar uma vez por semana, já no inverno uma vez a cada 20 dias basta. Porém, esse intervalo vai depender da quantidade de sol que essa planta recebe.

As suculentas são plantas de pequeno porte que não exigem podas de manutenção. Apenas corte as folhas que estão secas, murchas ou doentes.

Se a suculenta for bem pequenininha utilize uma pinça para te ajudar nessa tarefa.

Vale lembrar que as folhas que caíram das suculentas não devem ficar no solo do jardim para não proliferar mofo e fungos. Retire-as assim que caírem.

Mesmo não sendo plantas de alta manutenção, é interessante manter uma adubação regular. Na Casa Lopes você encontra adubos específicos para suculentas!

Leia Mais:  Prepare seu jardim para a primavera!

 

Cadastre-se e receba ofertas exclusivas

Veja também

Categorias

Espere

Cadastre-se para receber novidades e promoções exclusivas.

Abrir conversa
Olá, qual sua dúvida?